Redes de ensino celebram o Setembro Azul
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Foto: Secom / Divulgação -
Mês marca a valorização da comunidade surda e da Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Setembro marca o início da valorização da comunidade surda e da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, por isso, uma escola municipal realizou um final de semana especial para a família. O Piquenique Azul, que faz parte das comemorações da Escola Municipal Monsenhor Sebastião Scarzello em razão do Setembro Azul.
Estudantes de turmas bilíngues, alunos do 4º e 5º e familiares participaram do evento, que contou com comidas, bebidas e toalhas, para compartilhar esse momento especial, e celebrar a cultura surda. Durante o piquenique, também ocorreu a apresentação teatral "Três Porquinhos Surdos".
Joinville atende 49 estudantes com deficiência auditiva em três escolas diferentes. As instituição possuem turmas bilíngues, com estrutura que comporta sala de aula adaptada, atendimento especial e profissionais capacitados. Todas as acomodações são para potencializar o desenvolvimento e aprendizado dos estudantes, e democratizar o acesso à educação.
“O ensino bilíngue em Libras nas escolas regulares do município é importante para os estudantes surdos porque proporciona expectativas de desenvolvimento da sua língua materna e também do respeito a sua deficiência. Já para os estudantes típicos é uma experiência única de aprender uma outra língua, fazendo com que a inclusão aconteça”, explica a coordenadora do Núcleo de Educação Especial da Secretaria de Educação, Priscila Murtinho Deud.
A escola Monsenhor Sebastião Scarzello produziu uma programação especial desde o início do mês, como intervenções artísticas no muro representando as turmas bilíngues. Durante esta semana haverão apresentações com convidados. Na última semana do mês, serão diversas atividades, como um concurso de soletração das turmas ouvintes, construção de uma calçada de Libras - formada pelo registro das mães de crianças e professores que deram início às turmas bilíngues na unidade - e momentos de intercâmbio com alunos de outra escola adaptada.
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